Designer responsável: Plínnio PDART/ https://www.instagram.com/pdartagencia/
Mesmo diante da admirável habilidade de mulheres fortes (como as nossas peritas criminais) em equilibrar uma infinidade de demandas, elas carregam consigo a CONSCIÊNCIA de que essa multiplicidade de papéis muitas vezes esconde a precarização de suas condições e de muitas outras mulheres.
Enquanto desempenham essas funções com uma habilidade inquestionável (afinal, estamos falando de mulheres à frente de uma Polícia também Científica), elas não ignoram sua realidade: a sociedade muitas vezes as elogia por sua versatilidade, mas esquece de reconhecer a precariedade que está enraizada nesse cotidiano desafiadador.
É por reconhecimento que elas e, todas nós mulheres, lutamos.
A capacidade de enfrentar desafios e abraçar responsabilidades não é uma desculpa para a sobrecarga e exploração, mas sim uma demonstração de resiliência e resistência.
Não é sobre carregar o peso de múltiplos deveres. Trata-se de carregar a responsabilidade de serem agentes de mudança, recusando-se a baixar a cabeça diante da injustiça e persistindo na luta por direitos (delas e dos nossos) que transpõem as fronteiras de gênero, em busca por uma sociedade mais justa e equânime.
Peritas, vocês nos representam.
Comments