top of page
FORMAÇÃO
Jornalista e Relações Públicas graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, 2009 e 2011, respectivamente, durante sua formação acadêmica, estagiou no Sindicato dos Servidores do Judiciário e, desde então, tem se dedicado à pesquisa acerca das variáveis que incidem sobre o processo de negociação coletiva, relevante instrumento para quem atua com Movimentos Sindicais.
EXPERIÊNCIA
Desde 2009, atua como assessora de imprensa e comunicação em Sindicatos e Associações de Minas Gerais. Entre 2010 e 2017, no movimento sindical da Polícia Civil, da qual foi jornalista da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais – Adepolc e assessora de imprensa do Sindicato dos Peritos Criminais de Minas Gerais – Sindpecri .
ATUAÇÃO
Seu interesse pelos movimentos sindicais, sociais e gestão governamental no processo de efetivação de direitos dos trabalhadores tornou-se mais intenso, quando, em 2012, iniciou a especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. O curso de especialização possibilitou-lhe aprofundar o estudo sobre Estado e Instituições Políticas no Brasil, Política e Democracia, Gestão Pública, Planejamento Governamental e Processo Orçamentário, além de Políticas para Desenvolvimento Econômico Regional e Geração de Trabalho e Renda, entre outras disciplinas. Ao final do curso, tendo em vista seu trabalho enquanto assessora de imprensa no movimento sindical da Polícia Civil de Minas Gerais, apresentou a pesquisa "Projeto de Lei Complementar PLC 23/2012 - que versa sobre a nova Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais: análise da atuação do movimento sindical da Polícia Civil sob a perspectiva da negociação coletiva no setor público. O Projeto teve orientação da Dra. Ana Rita Castro Trajano, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NESTHE/UFMG).
ATUALIZAÇÃO
Em fevereiro de 2019, defendeu a dissertação de Mestrado em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG - FAE para Linha de Pesquisa Trabalho e Educação. O mestrado permitiu pesquisar sobre as “amplitudes” das negociações coletivas e aprofundar nas profundas relações de democracia participativa e discursos no processo de negociação, que, necessariamente, serão o resultado do envolvimento do cidadão em sua intervenção planejadora e controladora do Empregador e/ou Estado. Em 2022, concluiu o MBA em Gestão de Marketing pela USP/Esalq. Atualmente, é pós-graduanda do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto - PROLEITURA/UFMG.
bottom of page